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API oficial e não oficial do WhatsApp: qual escolher?

O WhatsApp é um aplicativo de comunicação que está presente em mais 100 milhões de celulares no Brasil. E se você realiza atendimentos via WhatsApp, é preciso conhecer as diferenças entre a API oficial e a não oficial. Utilizar a mais adequada para o seu negócio, pode ter impactos expressivos. Confira a seguir todos os detalhes e descubra a mais adequada ao seu negócio.

Quais são as versões disponíveis do WhatsApp?

Antes de tudo, é preciso entender que existem três formas de utilizar o WhatsApp:

  • Aplicativo convencional: é o aplicativo voltado para o público geral. Utilizado no dia-a-dia pela maioria das pessoas.
  • WhatsApp Business: é o aplicativo na versão empresarial, voltada para pequenas e médias empresas.
  • WhatsApp Business API: é um serviço disponibilizado para médias e grandes empresas e/ou que possuem grande fluxo de mensagens diariamente. Possibilita o uso por diversos atendentes e emite relatórios sobre os atendimentos.

Também vale reforçar que ambas as versões para empresas, podem se comunicar com quem tem o aplicativo convencional e vice-versa.

O que é a API oficial?

Com a popularidade da utilização do WhatsApp para comunicação entre empresas e consumidores, surgiu a necessidade de uma ferramenta mais preparada para esse fim.

Em 2018, houve o lançamento do WhatsApp Business, uma versão do aplicativo desenvolvida especialmente para empresas. Dessa forma, as contas comerciais teriam alguns benefícios a mais do que no aplicativo tradicional. Mas ainda com limitações para empresas que possuem grande tráfego de mensagens.

Pensando nessas médias e grandes empresas, o WhatsApp desenvolveu o serviço WhatsApp Business API (ou API oficial). Essa é uma ferramenta oficial voltada para empresas com grande fluxo de atendimento. Assim, é possível automatizar alguns processos, criar menus de atendimento e chatbots (respostas automatizadas).

Para utilizá-la, é preciso solicitar a verificação da sua conta a um provedor oficial (parceiros do WhatsApp). Assim, eles irão solicitar a liberação da sua API diretamente ao WhatsApp.

Para quais casos a API oficial é mais indicada

Como já falamos anteriormente, essa ferramenta foi desenvolvida com foco em médias e grandes empresas.

Essa ferramenta dispensa a necessidade de um aparelho conectado, ou seja, a operação não fica dependente do celular estar conectado à internet e com a bateria sempre carregada.

Pode parecer simples, mas é um benefício que impacta diretamente no atendimento das empresas, pois algumas vezes o celular pode perder conexão com o QR code e aparecer inativo para seus clientes.

Com a API oficial, sua conta estará sempre disponível para conversas, além da possibilidade de criar um atendimento automatizado e trazer praticidade para o seu cliente.

Sua conta aparecerá aos clientes como verificada (que possui o selo do WhatsApp) e o nome da empresa sempre disponível para todos (ao invés de aparecer o número de telefone). Assim, gera mais confiança e segurança para o cliente.

O WhatsApp Business API oferece de forma gratuita, as primeiras 1.000 conversas do mês. Ou seja, com essas 1.000 conversas, é uma oportunidade de gerar engajamento todos os meses, além de abrir as portas para empresas menores que não tinham acesso ao modelo oficial.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a cobrança do WhatsApp Business, você pode falar com um de nossos especialistas ou consultar a documentação oficial da Meta (ex-Facebook, empresa responsável pelo WhatsApp).

Utilizando a versão oficial, a empresa pode contar com a segurança para o envio de mensagens em massa e realizar um contato eficaz com seu cliente. Com os objetivos e base de contato bem alinhados, as campanhas podem alcançar melhores resultados.

 

O que é a API não oficial?

É uma API desenvolvida por terceiros. Possui praticamente as mesmas funcionalidades da API oficial, porém com uma segurança menor em casos de envio de mensagens em massa.

Por meio dela, também é possível integrar com sistemas omnichannel, ter vários atendentes em um único número, desenvolver menus de atendimento, entre outras funções.

Apesar de oferecer as muitas funções similares ao WhatsApp Business API, por ser uma API desenvolvida por terceiros, podem ocorrer instabilidades em casos de atualizações do WhatsApp, e desconexão, já que é necessário um celular conectado à internet e ao QR code do WhatsApp.

Apesar da possibilidade do envio de mensagens em massa, a API não oficial não conta com a mesma segurança da oficial. Ou seja, é preciso cautela na criação de campanhas para evitar que seu número seja bloqueado.

Diferenças entre os serviços

Apesar do pagamento por mensagem, o WhatsApp Business API (WABA) apresenta diversas vantagens sobre os serviços não oficiais que fazem valer o preço.

  • Estabilidade no serviço;
  • Empresa verificada;
  • Suporte direto com a Meta;
  • Envio de notificações;
  • Criação de listas de transmissão.

Conclusão

Ambas as APIs permitem a integração com plataformas omnichannel. Ou seja, você poderá ter o atendimento de todos os canais de mensagens em um único lugar.

Além disso, a integração com sistemas omnichannel, trazem mais eficácia para o atendimento e assertividade para a gestão. Isso porque as plataformas trazem relatórios completos e permitem o monitoramento dos atendimentos pelo gestor em tempo real.

Antes de escolher se irá optar pela API oficial ou não oficial, é importante ter bem alinhado os objetivos da empresa ao utilizar o WhatsApp e o posicionamento de marca perante os consumidores.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a API oficial, converse com um de nossos especialistas. Será um prazer te auxiliar e direcionar para o caminho mais adequado.

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