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Já que o assunto é WhatsApp Business API, queremos iniciar te fazendo uma pergunta:

Vai nos dizer que você, enquanto consumidor, não adora as diversas opções tecnológicas que temos na atualidade para resolver problemas e tirar dúvidas com as empresas?

Cá entre nós, por mais que um atendimento presencial ou em conversa com um ser humano seja satisfatório, ter acesso rápido à resolução de problemas é uma maravilha para o nosso dia a dia.

E uma das ferramentas que está revolucionando este processo, como você já deve imaginar, é o WhatsApp Business API, específico para certos tipos de empresas e seus canais de atendimento ao consumidor.

Quer saber melhor sobre como essa versão empresarial funciona? Continue a leitura e fique por dentro de tudo.

O que é o WhatsApp Business API?

Essa versão foi desenvolvida pela companhia para garantir que médias e grandes empresas possam utilizar melhor a ferramenta no seu cotidiano empresarial.

E sim, ele é diferente do WhatsApp Business, que é uma versão mais específica para micro e pequenas empresas, já que nela a interação depende exclusivamente do contato humano com a plataforma.

Já no WhatsApp Business API a maior parte do processo de comunicação com os consumidores acontece através de procedimentos automatizados, a exemplo de:

  • Menus e opções interativas;
  • Acesso ao banco de dados da empresa para “compreender” o status do cliente;
  • Respostas automáticas;

Basicamente, na versão API oficial do WhatsApp a automação é utilizada para facilitar o trabalho da empresa e garantir que ela atenda o mais rápido possível os seus consumidores, usando o contato humano apenas para os casos mais específicos.

Quais são as vantagens de utilizar o WhatsApp Business API?

Vejamos algumas das principais vantagens que a sua empresa pode obter ao integrar o WhatsApp Business API no cotidiano de atendimento virtual dela.

  • Alto nível de atendimentos – já que com esta versão várias dúvidas e procedimentos mais básicos e com níveis medianos poderão ser resolvidos, deixando o número dos atendimentos e de satisfação dos clientes com eles um pouco mais altos;
  • Maior confiança do mercado – pois apresentando um canal acessível e que promove resoluções, a empresa passa aos consumidores a sensação de confiança e comprometimento, o que é ótimo para a valorização da sua marca.
  • Marketing – a própria ferramenta disponibilizou em 2021 novas diretrizes, permitindo ações da área para as empresas. Assim, você ganha um novo canal para promover, gerar leads e compreender melhor as necessidades dos seus consumidores.
  • Um número, vários atendentes – uma das principais vantagens que o WhatsApp Business API oferece, já que permite à sua empresa integralizar o atendimento do canal a uma única conta, enquanto distribui os trabalhos de atendimento humano (quando as respostas automáticas não são suficientes) para tantos funcionários quanto for necessário de acordo com o seu volume de conversas.
  • Pode utilizar o número fixo de telefone da empresa – dispensando a necessidade de adquirir uma linha móvel (como acontece com o WhatsApp Business) e trazendo ainda mais tranquilidade ao integrar os canais de atendimento ao cliente.
  • Relatórios – importantíssimos para avaliar o atendimento, identificar erros e falhas e assim promover melhorias necessárias ao setor, deixando o atendimento via WhatsApp Business API ainda mais otimizado.
  • Conta verificada – um selo que é liberado para as empresas autorizadas a utilizarem o WhatsApp Business API. Isso ajuda a trazer ainda mais confiança dos clientes nos atendimentos realizados pela plataforma!
  • Sem necessidade de QR Code – nas versões mais conhecidas do WhatsApp para computador, é necessário manter um aparelho conectado à internet e ler o QR Code da plataforma, o que gera instabilidades e até mesmo queda total do serviço. Já com a API oficial, não precisa desse tipo de conexão, deixando o canal estável e sem riscos de perder atendimentos.

Como você pode ver, o WhatsApp Business API possui uma ampla gama de benefícios, podendo ajudar de verdade empresas de médio a grande porte a melhorarem a sua interação virtual com os consumidores.

Como configurar a sua versão do WhatsApp Business API?

Seguem então quatro passos bem básicos do que deve ser feito para que a sua empresa tenha acesso ao WhatsApp Business API e a todos os benefícios e vantagens que a plataforma pode proporcionar.

1. Tenha autorização

Embora existam opções não oficinais da plataforma, nós recomendamos fortemente que a sua empresa invista o tempo e os recursos delas no API oficial Whatsapp, evitando problemas que certamente irão ocorrer.

Para tanto, é necessário entrar em contato com um provedor autorizado pelo WhatsApp a fornecer o Business API, e assim iniciar o seu processo de solicitação, sendo que a companhia irá avaliar se a sua empresa se encaixa nos pré-requisitos da plataforma.

O processo de aprovação para o WhatsApp Business API é feito através da elaboração de um projeto, com informações relevantes que demonstrem que a sua empresa possui tanto a capacidade quanto a necessidade de utilizar a plataforma.

2. Realize as configurações

A sua empresa sendo aprovada, é preciso uma plataforma que faça a integração com o WhatsApp Business API, para então iniciar as configurações, que vão exigir atenção a alguns pontos, como:

  • Comandos e possibilidades de conversação e atendimento ao cliente, incluindo as opções e direções que ele poderá tomar para resolver o seu problema ou dúvida.
  • Estipular quais as possíveis interações que os consumidores poderão ter com o WhatsApp Business API, dentre o contato com comandos padronizados até possíveis linhas de atendimento com um funcionário da empresa.

Este processo vai ser super importante, justamente porque ele depende de planejamento e desenvolvimento prévio, de maneira a “prever” ao máximo as principais necessidades de interações que os seus consumidores poderão buscar.

3. Comece os atendimentos

Ao ter a liberação aprovada para enviar e receber mensagens, iniciando as interações com os consumidores e colocando suas configurações em prática.

Apesar da WeON ser muito intuitiva e fácil de utilizar, realizamos um treinamento sobre a utilização e boas práticas.

Além disso, na plataforma é possível dividir a equipe de atendimento em departamentos, o que otimiza o direcionamento de clientes e leads.

4. Esteja atento ao funcionamento, buscando melhorias

Por mais que haja preparação, nem sempre conseguimos antecipar totalmente os tipos de dúvidas ou necessidades de atendimento dos nossos clientes.

Por isso, utilize os relatórios e avaliações para compreender o que precisa ser melhorado no seu atendimento e automações, de maneira a garantir um canal otimizado e eficiente de verdade.

O WhatsApp Business API já é uma realidade para a maioria das empresas, e para a sua?

O WhatsApp tem sido uma das principais ferramentas para ampliar e facilitar o acesso dos consumidores a informações e canais de atendimento das empresas.

E aqui fica o alerta: empresas de médio a grande porte que não se atentarem a essa inovação, certamente irão perder consumidores e negócios num futuro não tão distante.

Um conselho? Veja o quanto antes como garantir o WhatsApp Business API para o seu negócio, garantindo uma boa atuação neste amplo modelo de atendimento ao consumidor. Converse com um de nossos consultores para saber mais detalhes.

 

 

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