O Customer Success é a parte da empresa focada na experiência positiva e sucesso dos seus clientes. Além de ser uma das principais áreas de uma empresa.
Segundo uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, o relacionamento com o cliente é o fator chave na decisão de uma compra de um produto ou serviço. Além disso, segundo dados do IBGE, o setor de serviços vem crescendo de forma considerável no Brasil. Ressaltamos aqui um modelo de negócios específico que vem ganhando bastante destaque, o “Software As A Service” (SaaS).
Esse crescimento mostra que o foco do cliente já está mudando de um produto físico em si para serviços de empresas que possuem uma boa gestão de relacionamento, o que entrega valor e gera resultado.
Com isso, o processo da venda mudou de um funil onde um cliente entra e sai para um ciclo de relação contínua de entrega de valor para o cliente.
E é neste ciclo que entra o Customer Success: uma filosofia que coloca o cliente no centro da organização.
A importância do Customer Success
Segundo a mesma pesquisa de Harvard, anualmente são gastos 11 bilhões de dólares em CRM para controles de vendas em todo o mundo.
Esse número expressivo mostrou principalmente uma coisa: as empresas ainda tratam – ou tratavam – seus clientes como apenas números de vendas.
Porém, é aqui que empresas que realmente colocam o cliente no centro de todos os processos da organização se destacam.
O ponto chave para a área de Customer Success, ou simplesmente CS, gerar resultados expressivos é atender a expectativa do cliente durante todo o período de uso do serviço.
Acima de tudo, é importante lembrar que essa expectativa se renova todo novo período (semana, mês, ano…), e precisa ser atendida em todos eles.
Práticas para tornar o desafio mais fácil
É preciso criar um fluxo contínuo de entrega de valor com o centro no Customer Success, não só dentro da sua empresa, mas também com quem está a sua volta.
O foco no cliente deve ser muito mais amplo que apenas dentro da sua empresa.
Ele também precisa estar nos seus fornecedores, parceiros de negócios…
Ou seja, é preciso criar uma rede de CS de modo que todos convergem para um centro em comum. Isso pode ser desafiados.
Mas, para isso, você pode adotar algumas práticas:
- Recrutamento de profissionais que foquem no cliente;
- Compartilhamento de melhores práticas entre os setores da empresa, antes de qualquer tecnologia adotada;
- Design organizacional para estruturar a área de CS dentro da empresa;
- Desenho de planos de remuneração e avaliação de performance para o profissional de CS;
- Educação do mercado – e das empresas – com workshops, conteúdos e discussões que aprofundam os aprendizados para agilizar a transformação cultural.
- Com essa visão de ecossistema, o mindset de colaboração se fortalece.
Conclusão
“O movimento de Customer Success já está afetando indústrias, negócios e a lógica que rege a relação entre empresas e seus clientes. Por isso, se você, como empreendedor(a), enxerga essa oportunidade, o primeiro passo para contribuir para o ecossistema é adotar essa transformação no seu negócio. A começar pela mudança de seu próprio mindset.”
Via Endeavor Brasil.
Você também pode gostar de ler
Comemorando mais de 13 milhões de atendimentos incríveis na plataforma. Uma retrospectiva do ano de inovação em tecnologia na WeON.
Foto: Maycon Rocha, nosso Product Owner, trabalhando na aba Agente e Supervisor da plataforma WeON. À medida...
Com rituais de gestão e sucesso do cliente, WeON cresce 100% e mira em Inteligência Artificial
Foto: Dênis, CEO da WeON comemora com mascote e mais de 1.200 vitórias da equipe em 2023. Empresa está com...