fbpx

Já ouviu que as empresas precisam se humanizar para sobreviver? Isso é verdade, e já está mais do que provado.

“Mas como oferecer experiências humanas para o cliente, quando se é uma empresa?”

Uma dica é: inovar na forma como a sua empresa interage com um cliente que busca informação.

Continue a leitura para entender como criar uma estratégia de marketing conversacional, e transforme a forma como a sua empresa se conecta com os clientes.

O que é marketing conversacional?

Sabe quando ouvimos que estamos na era da experiência? Pois bem, se formos por essa linha, o marketing conversacional ilustra bem essa necessidade de uma maior experiência ao consumidor que está em contato com a sua empresa.

Só para que você entenda, o marketing conversacional é, como o próprio nome sugere, uma estratégia que tem como base a comunicação entre empresa e cliente.

No marketing conversacional, a empresa resolve possíveis problemas e dúvidas de clientes por meio de mensagens em tempo real.

Mesmo que pareça que existe um humano por trás das mensagens – e essa é a ideia mesmo! – trocadas com clientes, nem sempre é. Muitas das vezes é utilizado um chatbot (automação que simula o diálogo com outras pessoas, entregando respostas e informações relevantes).

Todo esse atendimento é feito por canais digitais, como WhatsApp, redes sociais e chat online.

Entendido até aqui? Se sim, veja abaixo como aplicar marketing conversacional na sua empresa (e melhorar a experiência do consumidor com a sua marca).

3 Dicas para aplicar marketing conversacional na sua empresa

É interessante implementar uma estratégia de marketing conversacional na sua empresa, justamente para garantir que o seu cliente tenha um atendimento ágil, isso sem ter que mobilizar uma grande equipe para isso.

O que significa que o marketing conversacional chega para “acabar com as filas de espera”, então o cliente entra em contato e recebe uma resposta imediata, evitando que gere qualquer tipo de estresse ou frustração.

Veja abaixo algumas dicas para conseguir criar uma boa estratégia de marketing conversacional na sua empresa.

1. O quê? Quem? Quando?

Para criar uma boa estratégia de marketing conversacional, é preciso conhecer o seu cliente. E sabe de uma coisa? Esse é o óbvio que precisa ser dito.

Quem exatamente é o seu cliente? Quais canais digitais ele costuma utilizar? Quais são as principais dúvidas? O que ele costuma buscar quando entra em contato com a sua empresa?

Responder essas perguntas te ajudará a entender quem está do outro lado, e como o atendimento precisa acontecer.

2. Conte com uma plataforma multicanal que otimiza a realização da sua estratégia

Respondeu todas as perguntas, sabe quem é o seu cliente e entende como o atendimento pode funcionar? Ótimo, agora é hora de contar com um gerenciador de atendimentos para canais digitais.

Aqui na WeON, temos uma plataforma completa que te ajuda a realizar os atendimentos pelos principais canais digitais, como WhatsApp e chat.

E quando falamos que é completa, é mesmo!

Além do famoso menu de atendimento, temos diversas outras funcionalidades para ajudar no marketing conversacional.

Com a nossa plataforma você consegue integrar sua equipe em um só lugar, consegue criar campanhas de mensagens no WhatsApp para listas específicas, realiza acompanhamento em tempo real e ainda pode fazer agendamento de mensagens.

Bacana, não é? Conheça um pouco mais sobre a WeON, clicando aqui.

3. Não esqueça as métricas

Toda estratégia precisa ser analisada, e essa não é diferente.

Assim que criar e implementar sua estratégia de marketing conversacional, acompanhe de perto as métricas, para fazer possíveis ajustes, caso necessário, e continuar sendo efetiva para o seu negócio.

Entenda quantos atendimentos são realizados por dia, quais os horários de pico, quais são os departamentos mais buscados, entre outros dados importantes.

As métricas e acompanhamento são importantes para analisar pontos fortes e pontos de melhoria na sua operação.

Conclusão: Inove no atendimento com marketing conversacional

Seu negócio precisa dar esse passo na comunicação com os clientes, e saber como criar uma estratégia de marketing conversacional é o caminho. Não esqueça de contar com a nossa plataforma para otimizar a realização da sua estratégia.

Você também pode gostar de ler