Já ouviu que as empresas precisam se humanizar para sobreviver? Isso é verdade, e já está mais do que provado.
“Mas como oferecer experiências humanas para o cliente, quando se é uma empresa?”
Uma dica é: inovar na forma como a sua empresa interage com um cliente que busca informação.
Continue a leitura para entender como criar uma estratégia de marketing conversacional, e transforme a forma como a sua empresa se conecta com os clientes.
O que é marketing conversacional?
Sabe quando ouvimos que estamos na era da experiência? Pois bem, se formos por essa linha, o marketing conversacional ilustra bem essa necessidade de uma maior experiência ao consumidor que está em contato com a sua empresa.
Só para que você entenda, o marketing conversacional é, como o próprio nome sugere, uma estratégia que tem como base a comunicação entre empresa e cliente.
No marketing conversacional, a empresa resolve possíveis problemas e dúvidas de clientes por meio de mensagens em tempo real.
Mesmo que pareça que existe um humano por trás das mensagens – e essa é a ideia mesmo! – trocadas com clientes, nem sempre é. Muitas das vezes é utilizado um chatbot (automação que simula o diálogo com outras pessoas, entregando respostas e informações relevantes).
Todo esse atendimento é feito por canais digitais, como WhatsApp, redes sociais e chat online.
Entendido até aqui? Se sim, veja abaixo como aplicar marketing conversacional na sua empresa (e melhorar a experiência do consumidor com a sua marca).
3 Dicas para aplicar marketing conversacional na sua empresa
É interessante implementar uma estratégia de marketing conversacional na sua empresa, justamente para garantir que o seu cliente tenha um atendimento ágil, isso sem ter que mobilizar uma grande equipe para isso.
O que significa que o marketing conversacional chega para “acabar com as filas de espera”, então o cliente entra em contato e recebe uma resposta imediata, evitando que gere qualquer tipo de estresse ou frustração.
Veja abaixo algumas dicas para conseguir criar uma boa estratégia de marketing conversacional na sua empresa.
1. O quê? Quem? Quando?
Para criar uma boa estratégia de marketing conversacional, é preciso conhecer o seu cliente. E sabe de uma coisa? Esse é o óbvio que precisa ser dito.
Quem exatamente é o seu cliente? Quais canais digitais ele costuma utilizar? Quais são as principais dúvidas? O que ele costuma buscar quando entra em contato com a sua empresa?
Responder essas perguntas te ajudará a entender quem está do outro lado, e como o atendimento precisa acontecer.
2. Conte com uma plataforma multicanal que otimiza a realização da sua estratégia
Respondeu todas as perguntas, sabe quem é o seu cliente e entende como o atendimento pode funcionar? Ótimo, agora é hora de contar com um gerenciador de atendimentos para canais digitais.
Aqui na WeON, temos uma plataforma completa que te ajuda a realizar os atendimentos pelos principais canais digitais, como WhatsApp e chat.
E quando falamos que é completa, é mesmo!
Além do famoso menu de atendimento, temos diversas outras funcionalidades para ajudar no marketing conversacional.
Com a nossa plataforma você consegue integrar sua equipe em um só lugar, consegue criar campanhas de mensagens no WhatsApp para listas específicas, realiza acompanhamento em tempo real e ainda pode fazer agendamento de mensagens.
Bacana, não é? Conheça um pouco mais sobre a WeON, clicando aqui.
3. Não esqueça as métricas
Toda estratégia precisa ser analisada, e essa não é diferente.
Assim que criar e implementar sua estratégia de marketing conversacional, acompanhe de perto as métricas, para fazer possíveis ajustes, caso necessário, e continuar sendo efetiva para o seu negócio.
Entenda quantos atendimentos são realizados por dia, quais os horários de pico, quais são os departamentos mais buscados, entre outros dados importantes.
As métricas e acompanhamento são importantes para analisar pontos fortes e pontos de melhoria na sua operação.
Conclusão: Inove no atendimento com marketing conversacional
Seu negócio precisa dar esse passo na comunicação com os clientes, e saber como criar uma estratégia de marketing conversacional é o caminho. Não esqueça de contar com a nossa plataforma para otimizar a realização da sua estratégia.
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