fbpx

Vendas não é sobre nascer sabendo. Claro, a determinação pessoal é um favor muito importante, mas o treinamento e otimização dos resultados são fatores imprescindíveis para sua equipe de vendas crescer. E como acompanhar as vendas muito além dos negócios fechados ou perdidos? Quais são as ferramentas que possibilitam um gestor ter um acompanhamento do comercial? Neste post você entenderá tudo que precisa saber sobre as ferramentas multicanais para acompanhamento da sua equipe de vendas.

Grave todas as ligações feitas e recebidas

Para que todo o processo de funil de vendas funcione, é preciso que a equipe possua um padrão de fluxo de comunicação com os leads que chegam aos vendedores.

Para acompanhar se este padrão é eficiente, você precisa entender como seu lead respondeu ao que foi planejado.

Por isso, gravar todas as suas chamadas é muito importante, assim como o vendedor, o gestor também pode ouvir como foi o processo de vendas.

Crie uma pesquisa de satisfação para seus clientes

Outro modo de acompanhar a satisfação do seu cliente ou lead é criar uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento prestado.

No final de um atendimento, seja por ligação ou qualquer outro canal de comunicação, uma pesquisa de satisfação pode mostrar uma visão geral de todo o trabalho de sua equipe.

Nesse sentido, você pode calcular o NPS (Net Score Promoter), por exemplo. Ele é responsável por classificar o seu nível de atendimento em categorias.

Assim, com sua operação classificada, é muito mais fácil entender em quais pontos deve-se dar mais atenção.

Integre seu atendimento comercial a um CRM

Um atendimento bem feito traz muito mais chances de ter uma venda fechada.

Portanto, para auxiliar sua equipe a tornar o atendimento muito mais personalizado e eficaz, integrar seu sistema de atendimento ao seu CRM traz ao vendedor todas as informações disponíveis sobre aquele lead/cliente. Além disso, também traz todo o histórico de atendimento anterior.

Com isso, fica muito mais fácil continuar por onde parou, sem repetição de informações, tornando a venda muito mais customizada e fluida.

Acompanhamento em tempo real

Precisa passar uma informação da venda para o vendedor no momento que ele está em uma ligação?

Então, utilize o “modo sussurro”: o gestor pode passar informações por telefone para o vendedor ao mesmo tempo que a ligação ocorre, sem o destino (quem ligou) ouvir. Ou seja, o áudio chega apenas para o vendedor.

Além disso, o gestor pode acompanhar e ouvir todas as ligações em tempo real, sem a necessidade de ficar ao lado de um vendedor.

Tenha um chat online em seu site

O chat é um canal que irá incentivar a conversa entre o visitante e seus vendedores, otimizar o processo e gerar mais leads.

Além de fornecer informações rápidas para novos visitantes que desejam de uma resposta rápida e direta, o chat pode ser uma ótima fonte de captação de leads. Isso é feito por meio de uma solicitação mínima de informações para que o contato possa ser estabelecido (como nome e email).

Crie relatórios detalhados sobre todo o atendimento comercial

Na hora de acompanhar todos os resultados, possua relatórios detalhados sobre todo o atendimento. Por exemplo, o quanto cada vendedor atendeu ligações, o tempo ocioso de cada um, pesquisa de satisfação, dados demográficos de atendimentos por locais, dados de diferentes usos de redes de comunicação (ligação, SMS, chat, email, WhatsApp, Skype, Messenger), etc.

Assim, com todos estes relatórios, o processo pode ser avaliado e otimizado.

Deixe que seu comercial atenda apenas ligações produtivas

Para uma empresa que deseja entregar ligações produtivas para os vendedores ou simplesmente obter respostas para uma pergunta, o caminho pode ser o seguinte: o supervisor cria uma campanha no discador e importa a lista de números (malling). O sistema disca, e quando o destino atende, a URA dá as opções disponíveis para esta campanha. Se desejar é possível completar a ligação para a fila de atendimento.

Ou seja, o atendimento só será feito a pessoas que desejam ter o atendimento, tornando a operação mais produtiva. Isso é feito com URA Reversa e outros recursos avançados.

Conclusão

Deseja tornar seu time de vendas muito mais produtivo? Solicite agora uma demonstração gratuita em tempo real de todas as ferramentas descritas aqui e descubra qual tornará sua empresa muito mais lucrativa!

Você também pode gostar de ler