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Chatbots para vendas: aprenda a tirar o melhor dessa tecnologia

Chatbots para vendas: aprenda a tirar o melhor dessa tecnologia

O mercado de chatbots para vendas encontra-se aquecido. Segundo uma pesquisa da empresa Marketsandmarkets, o setor deve crescer 30% ao ano até 2024. A tecnologia segue caindo nas graças de empresas e consumidores, devido aos seus benefícios e à praticidade que traz para o atendimento ao cliente.

O uso dos chatbots se dá desde em órgãos públicos, como o INSS e estatais de água ou energia, até em empresas dos mais diversos ramos – desde telefonia, educação, vendas e muitos outros. O recurso é uma mão na roda para quem se preocupa com atender seus clientes com eficiência e agilidade.

Quer saber como? Confira, a seguir, tudo o que você precisa conhecer sobre essa valiosa ferramenta empresarial.

O que são chatbots?

Os chatbots são softwares desenvolvidos para responder a perguntas de forma rápida e automática, e são capazes de responder múltiplos interlocutores de uma só vez. Isso porque várias possibilidades de perguntas e respostas são pré-programadas em seus sistemas.

Portanto, eles atuam como auxiliares da equipe de atendimento e podem desempenhar tarefas como tirar dúvidas, explicar passo a passo da jornada de compra e mesmo solucionar problemas registrados com frequência. E o melhor: por ser um sistema, o chatbot opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem custo extra.

    Como eles funcionam?

    Essa tecnologia é programada com um fluxo de perguntas e respostas estruturado. Aqui entra a estratégia e inteligência da equipe WeON, que ajuda sua empresa a entender a jornada do seu cliente e oferecer soluções para oferecer a melhor experiência ao usuário. Quando o robô identifica o que o usuário quer saber, imediatamente busca em seu sistema a resposta correspondente.

    A aplicação pode ser utilizada em diversas plataformas. Alguns exemplos são as redes sociais, sites, WhatsApp Business e aplicativos de empresas.

      Exemplos de aplicações

      Os chatbots oferecem muitas possibilidades para as empresas. Podem ser qualificadores de leads, já que armazenam as necessidades dos clientes. Isso gera dados que podem ser usados para uma abordagem do Marketing no futuro, por exemplo.

      Funcionam como atendimento inicial e triagem, pois conseguem pegar os dados de identificação do cliente (CPF e RG, por exemplo), identificar qual é a demanda (apenas uma segunda via de boleto ou uma mudança de plano?) e direcionar para a equipe responsável.

      O nível de personalização no atendimento também pode ser obtido com a ferramenta. Quando integrado com as redes sociais, o bot pode registrar as preferências de cada cliente e sugerir produtos ou serviços que tenham a ver com essas preferências.

      Além disso, é possível coletar reclamações e avaliações deixados pelos consumidores. A partir desse feedback, fica mais fácil reorganizar as estratégias da empresa e melhorar a performance de atendimento.

        Por que usar?

        Como já ficou claro, a maior vantagem do uso de chatbots para vendas é a sua rapidez. Mas pode-se desdobrar essa característica em uma sequência de benefícios:

        • O contato ágil e imediato ajuda a estreitar a conexão com o cliente e melhorar o seu relacionamento com a empresa;
        • A equipe de atendimento ganha produtividade, já que o chatbot assume as demandas mais repetitivas;
        • Permite que o serviço de atendimento esteja presente em um maior número de canais, o que aumenta o suporte ao consumidor.

        O WeON, solução omnichannel, existe para facilitar a comunicação entre marcas e pessoas. Com a plataforma, é possível contar com chatbots, bots de atendimento, gravação de chamadas, callback e muito mais em uma única plataforma online.

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        +55 41 3075-1375 | contato@weon.com.br

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