WhatsApp para escolas: 4 motivos para usá-lo como canal de atendimento
WhatsApp para escolas: 4 motivos para usá-lo como canal de atendimento
Os aplicativos de mensagens já eram usados pelas instituições de ensino com frequência, mas se tornaram essenciais com o ensino remoto imposto pela pandemia e a sua guinada em direção ao digital.
De 2020 para cá, o WhatsApp vem desempenhando um papel cada vez maior nos processos de comunicação no ambiente escolar. Ele é o aplicativo mais utilizado para essa finalidade — e para muitas outras, afinal, conta com mais de 2 bilhões de usuários pelo mundo. Processos como renovação de matrículas, agendamento de provas e mesmo o SAC podem ganhar agilidade por meio do app.
Além disso, há um aumento da sensação de proximidade entre as partes envolvidas, ou seja, entre a instituição de ensino e os estudantes ou famílias. A seguir, conheça 4 motivos que fazem do WhatsApp um bom canal de atendimento para escolas.
1. Automatização da comunicação
Com a API Oficial do WhatsApp Business, o aplicativo é integrado a outros, como sistemas de gestão e chatbots. Por isso, é possível enviar mensagens automáticas e aumentar a escalabilidade dos atendimentos realizados: é possível conversar com vários clientes ao mesmo tempo de forma segura e confiável.
Dessa forma, a escola pode gerar relatórios de conversas, otimizar o atendimento e deslocar sua mão de obra para etapas mais complexas da comunicação com os alunos.
Alguns exemplos de perguntas que podem ganhar eficiência ao serem respondidas de forma automática:
- Dúvidas objetivas sobre notas;
- Grades horárias e mudanças em sua programação;
- Datas de atividades e prazos;
- Informações institucionais tais como telefones, endereços e links.
2. Centralização de informações
Concentrando a comunicação oficial do colégio ou universidade no WhatsApp, é mais garantido que as informações importantes cheguem a seus destinatários. Além disso, a centralização aumenta a credibilidade das atualizações enviadas.
3. Diversidade de recursos
No mesmo aplicativo, é possível enviar áudio, texto, criar listas de transmissão, fazer ligações de áudio e vídeo e anexar diversos formatos de arquivos. Cada recurso se adequa melhor a uma necessidade de comunicação. A escola pode, por exemplo, enviar instruções para o login em um sistema por um vídeo, um informativo por mensagem de texto e um lembrete de evento por imagem.
4. Facilidade de compartilhamento
O WhatsApp favorece que as informações sejam divididas de forma rápida com uma variedade de pessoas. Isso serve para a comunicação entre a escola e os estudantes, mas também para a comunicação entre os alunos. Compartilhando PDFs, apresentações de slides, vídeos e livros, eles podem construir o conhecimento de forma colaborativa.
De forma geral, as mensagens no WhatsApp tornam a comunicação mais direta e objetiva. Isso é importante, já que as pessoas têm rotinas corridas e são constantemente bombardeadas com spam por e-mail e mesmo por ligações telefônicas.
Com a plataforma WeON, canais de atendimento como WhatsApp, chatbots, recursos de voz e gravação de chamadas são integrados e podem ser usados de qualquer lugar. Agende uma demonstração gratuita aqui.
Gostou deste texto? Receba nossos conteúdos direto no seu e-mail, cadastre-se!
Sem spam, somente conteúdos relevantes para você.
Gostou deste texto? Receba nossos conteúdos direto no seu e-mail, cadastre-se!
Sem spam, somente conteúdos relevantes para você.
Você também pode gostar de ler
Av. João Gualberto, 1259 – 24º andar| Alto da Glória | Curitiba-PR | CEP 80030-000
+55 41 3075-1375 | contato@weon.com.br
Av. João Gualberto, 1259 – 24º andar| Alto da Glória | Curitiba-PR | CEP 80030-000
+55 41 3075-1375 | contato@weon.com.br