WhatsApp para escolas: 4 motivos para usá-lo como canal de atendimento

WhatsApp para escolas: 4 motivos para usá-lo como canal de atendimento

Os aplicativos de mensagens já eram usados pelas instituições de ensino com frequência, mas se tornaram essenciais com o ensino remoto imposto pela pandemia e a sua guinada em direção ao digital. 

De 2020 para cá, o WhatsApp vem desempenhando um papel cada vez maior nos processos de comunicação no ambiente escolar. Ele é o aplicativo mais utilizado para essa finalidade — e para muitas outras, afinal, conta com mais de 2 bilhões de usuários pelo mundo. Processos como renovação de matrículas, agendamento de provas e mesmo o SAC podem ganhar agilidade por meio do app. 

Além disso, há um aumento da sensação de proximidade entre as partes envolvidas, ou seja, entre a instituição de ensino e os estudantes ou famílias. A seguir, conheça 4 motivos que fazem do WhatsApp um bom canal de atendimento para escolas.

1. Automatização da comunicação

Com a API Oficial do WhatsApp Business, o aplicativo é integrado a outros, como sistemas de gestão e chatbots. Por isso, é possível enviar mensagens automáticas e aumentar a escalabilidade dos atendimentos realizados: é possível conversar com vários clientes ao mesmo tempo de forma segura e confiável.

Dessa forma, a escola pode gerar relatórios de conversas, otimizar o atendimento e deslocar sua mão de obra para etapas mais complexas da comunicação com os alunos.

Alguns exemplos de perguntas que podem ganhar eficiência ao serem respondidas de forma automática:

  • Dúvidas objetivas sobre notas;
  • Grades horárias e mudanças em sua programação;
  • Datas de atividades e prazos;
  • Informações institucionais tais como telefones, endereços e links.

2. Centralização de informações

Concentrando a comunicação oficial do colégio ou universidade no WhatsApp, é mais garantido que as informações importantes cheguem a seus destinatários. Além disso, a centralização aumenta a credibilidade das atualizações enviadas.

3. Diversidade de recursos

No mesmo aplicativo, é possível enviar áudio, texto, criar listas de transmissão, fazer ligações de áudio e vídeo e anexar diversos formatos de arquivos. Cada recurso se adequa melhor a uma necessidade de comunicação. A escola pode, por exemplo, enviar instruções para o login em um sistema por um vídeo, um informativo por mensagem de texto e um lembrete de evento por imagem.

4. Facilidade de compartilhamento

O WhatsApp favorece que as informações sejam divididas de forma rápida com uma variedade de pessoas. Isso serve para a comunicação entre a escola e os estudantes, mas também para a comunicação entre os alunos. Compartilhando PDFs, apresentações de slides, vídeos e livros, eles podem construir o conhecimento de forma colaborativa.

De forma geral, as mensagens no WhatsApp tornam a comunicação mais direta e objetiva. Isso é importante, já que as pessoas têm rotinas corridas e são constantemente bombardeadas com spam por e-mail e mesmo por ligações telefônicas.

Com a plataforma WeON, canais de atendimento como WhatsApp, chatbots, recursos de voz e gravação de chamadas são integrados e podem ser usados de qualquer lugar. Agende uma demonstração gratuita aqui.

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