O WhatsApp Business pode ser uma solução para sua empresa, descubra o porquê
O WhatsApp Business pode ser uma solução para sua empresa, descubra o porquê
Manda um zap! Quem nunca ouviu (ou falou, seja sincero) essa frase? O WhatsApp, aplicativo de mensagens do Facebook, já conquistou a posição de segunda plataforma de mídia social mais utilizada no mundo e perde apenas para seu dono, o próprio Facebook. São 2 bilhões de usuários em mais de 180 países, conversando em cerca de 60 idiomas diferentes (além de gifs, figurinhas e memes, claro).
No Brasil, o WhatsApp está em 120 milhões de aparelhos celulares e é o aplicativo mais presente em smartphones, com 99% de presença, segundo dados divulgados pela pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box no começo de 2020, além disso, cerca de 98% dos usuários afirmam que utilizam a plataforma todos os dias.
E os negócios?
Mas nem só de ‘bom dia’ e grupos de família vive o app mais querido pelos brasileiros. A versão Business, lançada em 2018 já ultrapassou a marca de 5 milhões de usuários e, segundo o próprio WhatsApp, mais de 175 milhões de pessoas se comunicam com contas empresariais diariamente, especialmente durante a pandemia.
A versão profissional foi projetada para apoiar empresas de diferentes portes e que precisam se conectar diretamente com seus clientes. Afinal de contas, faz todo sentido ir aonde o consumidor está e usar o canal que já conhece, confia e que já está ao alcance da mão. Para as empresas, as vantagens são muitas: alta aceitação, rapidez no atendimento, baixo custo de operação, escalabilidade e cada vez mais possibilidades que surgem em paralelo com o desenvolvimento tecnológico.
Ao mesmo tempo em que isso reduz custos operacionais e amplia o número de respostas, também torna mais eficiente o atendimento ao público, já que não depende da disponibilidade imediata de um agente.
Ao mesmo tempo em que isso reduz custos operacionais e amplia o número de respostas, também torna mais eficiente o atendimento ao público, já que não depende da disponibilidade imediata de um agente.
Bot no Whatsapp?
O atendimento pelo WhatsApp Business pode acontecer de várias maneiras. É possível combinar um bot personalizável com respostas automáticas, para receber e responder as primeiras mensagens dos consumidores em tempo real. Esse bot pode encaminhar ao atendimento de um agente humano que entrará em cena para resolver demandas específicas e mais complexas, por exemplo. Ao mesmo tempo em que isso reduz custos operacionais e amplia o número de respostas, também torna mais eficiente o atendimento ao público, já que não depende da disponibilidade imediata de um agente. Ou seja, sua empresa pode estar disponível para um relacionamento sincero e próximo com o cliente 24/7. O bot pode efetuar consulta de dados, encaminhar informações, avisar sobre a posição na fila de atendimento, e ao fim, concluir a conversa e até pedir um feedback sobre a qualidade do atendimento. Todas essas informações geram um relatório que servirá para melhorar cada vez mais a interação com o cliente.
Quem está do lado de trás do balcão também ganha tempo e disponibilidade. O WeOn WhatsApp, por exemplo, faz parte da plataforma Omnichannel e pode ser usado separadamente ou em conjunto com outros canais. Dessa forma o agente de atendimento utiliza apenas uma interface para interagir com o cliente, no canal mais efetivo ou desejado para o consumidor. Se o cliente escolher fazer uma pergunta pelo whats da sua empresa, o agente será notificado pelo sistema e pode responder de forma rápida e eficiente, usando apenas um sistema para isso.
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