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7 dicas para converter leads em vendas

7 dicas para converter leads em vendas

Você já parou para pensar sobre o seu processo de escolha ao fazer uma compra? O que vem primeiro: o problema a ser resolvido ou uma oferta de serviço e produto que desperta sua curiosidade? Você avalia concorrentes e diferentes opções de preço e soluções antes de bater o martelo? Se antigamente a decisão de compra era baseada na oportunidade e na oferta de momento, atualmente, com o crescimento do comércio online, a venda segue um fluxo diferente, mais próximo de um relacionamento entre empresas e clientes. 

Essa interação passa diretamente pela atração e conversão de possíveis consumidores  (também chamados de leads) em clientes. Ou seja, converter leads em vendas é a peça fundamental do comércio no ambiente digital e pode ser otimizada seguindo algumas dicas essenciais:

Saiba quem pode ser seu cliente

Mesmo que seja um perfil variado, seu produto ou serviço atende a um público que deseja resolver um problema específico. Entender quem pode ser seu cliente, suas preferências, gostos e particularidades de comportamento é essencial para que sua empresa possa começar uma conversa com esse público.

    Desenvolva o funil de vendas

    O funil de vendas é uma técnica muito útil para atrair e engajar seu público, transformando-o em consumidor da sua marca. O método divide o processo de compra em três partes, partindo de uma base ampla até o momento de decisão (que se assemelha a um funil).

    No topo do funil, é o momento de gerar aprendizado sobre a marca e estimular a descoberta da sua solução. Geralmente acontece por meio de mídias sociais, conteúdos de blog e site e anúncios na internet. Quem parte para o meio do funil mostra que tem algum interesse e pode tirar dúvidas com conteúdos mais direcionados e completos, como vídeos, email marketing e webinars, por exemplo. Se essa etapa tiver sucesso, o cliente passa para o fundo do funil, onde parte para conteúdos específicos da solução, como depoimentos de clientes, demonstrações do produto e se mostra bastante propenso a fechar negócio.

      Use tecnologia para atrair o público

      Com o funil de vendas desenhado para sua empresa e com uma análise do seu público potencial, é hora de atrair leads (termo usado para descrever possíveis clientes da sua empresa). Usar ferramentas como bots no seu site para tirar dúvidas ou oferecer e-books e conteúdos úteis são ótimas maneiras de conseguir o contato de pessoas que podem se tornar clientes. A tecnologia está aí para ajudar e com as possibilidades de automatização de atendimento da WeON, a geração e gestão de leads se torna uma tarefa muito mais fácil e ágil.

        Invista no marketing de relacionamento

        Com os contatos em mãos, é hora de seguir o fluxo do funil e começar a conversa com seus leads. Gere conversas personalizadas por meio da plataforma WeON para nutrir o relacionamento ao mesmo tempo em que faz com sua operação ganhe agilidade, escalabilidade e produtividade. 

          Omnicanais para omniclientes

          O fluxo ao longo do funil passa por diferentes estágios e também diferentes canais. Se o primeiro contato do cliente foi pelo site ou rede social, para aproximar a conversa, a próxima mensagem pode ser via e-mail ou WhatsApp, por exemplo. Com a plataforma WeON, fica fácil gerenciar a jornada de cada contato, independentemente do meio escolhido. O que importa é que a interação aconteça de forma fluída e que a experiência do seu cliente seja a mais positiva possível.

            Equipe preparada sempre

            Além dessas técnicas é super importante manter a equipe de vendas e contato com o cliente sempre atualizadas. Já que o processo está mais para uma conversa do que para o convencimento, a equipe precisa estar treinada para conhecer a fundo o que está sendo vendido, com bons argumentos de negociação e empatia para entender a realidade do consumidor.

              Acompanhe de perto seu público

              Cada passo indicado aqui precisa ser monitorado para que a gestão saiba o que de fato está dando certo com o público e o que pode ser ajustado para ter um resultado ainda melhor. Quem vai contar essa história são os indicadores no Cockpit de Supervisão do WeON. Acessível de qualquer lugar, a qualquer momento, o painel mostra em tempo real como está a performance da equipe em todos os canais e como estão as metas definidas para o período.

                Seguindo esse passos, sua operação segue no caminho para estabelecer um relacionamento mais próximo com o público e assim transformá-lo em cliente. Mais do que apenas vendas, é preciso cativar a atenção do consumidor, fidelizando e construindo uma base sólida de adeptos da sua marca. Para se destacar no mercado, conte com toda a tecnologia e expertise da plataforma WeON, desenvolvida com foco em vendas e no sucesso da sua empresa. Entre em contato e marque uma demonstração para entender como podemos alavancar seus resultados!

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