WhatsApp para varejo e atacado: 5 motivos para vender pelo app
Mais do que um aplicativo de comunicação, o WhatsApp tem conquistado um lugar importante enquanto ferramenta de vendas e relacionamento com o cliente. O uso do app tem se popularizado no varejo, mas distribuidoras atacadistas também têm muito a ganhar com o WhatsApp.
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Nos últimos anos, a jornada de compra tem se tornado cada vez mais fluida entre o físico e o digital. Entre os canais favoritos dos brasileiros, o WhatsApp está em primeiro lugar disparado. Isso tudo não é novidade para o varejo. Mas e no caso do atacado? Nesse texto, falamos sobre algumas vantagens do uso do WhatsApp para distribuidoras atacadistas.
1. Campanhas promocionais
O WhatsApp está ao alcance da mão da maior parte dos brasileiros. Estar online no app significa falar com milhões e milhões de pessoas pelo canal mais conveniente para elas. Segundo dados do grupo Meta, a taxa de abertura de mensagens no zap é de quase 100%, com um índice de interação de 80%.
O que esses números provam é que o WhatsApp é a melhor opção para empresas atacadistas enviarem promoções e ofertas para sua base de clientes. É rápido, simples e com grandes chances de converter suas mensagens em vendas de fato!
Outro recurso que pode ser explorado é o “status”. Ele funciona de maneira parecida com os “stories” do Instagram, no qual você pode compartilhar imagens e vídeos que ficam disponíveis por até 24h. Essa funcionalidade é perfeita para você divulgar promoções relâmpago, deixando aquela sensação de oportunidade imperdível.
2. Catálogos direto no app
Com a API Oficial do WhatsApp Business, você pode cadastrar seus produtos e criar catálogos. Dessa forma, sempre que alguém clicar no seu perfil, conseguirá visualizar todas as opções que a sua empresa oferece.
Essa funcionalidade é uma mão na roda tanto para a sua distribuidora quanto para seus clientes. Com catálogos no app, eles podem ver todos os produtos disponíveis com facilidade e rapidez. Isso simplifica ainda mais a jornada de compra e deixa seu time de vendas livre para focar no que realmente demanda interação humana.
3. Mensagens automáticas
A tecnologia está aí para nos ajudar. Com bots e chatbots, você pode criar fluxos de comunicação automatizados que deixam seu atendimento ágil e o melhor: sem precisar de uma sala cheia de pessoas.
Utilizando uma plataforma omnichannel como o WeON, informações básicas sobre endereço, horário de atendimento ou até mesmo atualizações de pedidos e entregas podem ser enviadas automaticamente para seus clientes via WhatsApp.
Mantendo seus clientes sempre atualizados, você também reforça seu relacionamento com eles. Afinal de contas, você tá sempre on quando ele precisar! Boas automações são a melhor saída para quem quer agilidade e economia sem perder aquele toque humano.
4. Serviço de concierge
Esse serviço tem se popularizado cada vez mais e consiste basicamente em ter à disposição um profissional responsável por tirar dúvidas, entender as dores e necessidades dos seus clientes e oferecer os melhores produtos para resolvê-las.
Com o WhatsApp, fica ainda mais fácil e conveniente disponibilizar esse tipo de serviço. Com uma boa orientação, as chances do lojista realizar a compra e ficar satisfeito é ainda maior, reduzindo custos com trocas ou devoluções.
4. Serviço de concierge
Falando em nutrir o relacionamento com o cliente, oferecer um bom suporte pós-vendas é fundamental nesse processo. Mesmo depois da compra, ainda podem surgir dúvidas ou até mesmo insatisfação com o produto. Se existirem muitas barreiras nessa comunicação, isso pode resultar em uma péssima experiência para o cliente, afetando negativamente a reputação da sua empresa.
Tendo isso em mente, você pode contar com WhatsApp para estar presente para o consumidor mesmo após a compra. Com um atendimento personalizado e humanizado, você fideliza seus clientes e os transforma em verdadeiros defensores da marca.
Confira as modalidades disponíveis do aplicativo para negócios e seus recursos.
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Além dessas boas práticas, se você quer transformar seu WhatsApp em uma máquina de vendas é necessário usar as melhores ferramentas disponíveis no mercado. Com a plataforma de atendimento e gestão WeON, você conta API Oficial do WhatsApp Business além de automações e integrações incríveis para entrar com o pé direito no mundo digital.
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