Se você possui um negócio, sabe disso: para vender, é preciso não apenas ter produtos e serviços de qualidade. É necessário também estar em locais que permitam aos clientes o acesso ao que sua empresa oferece.
No Marketing tradicional, isso exigia ter um bom ponto de vendas, num local acessível e que fosse bem conhecido pelos consumidores na região.
Mas no Marketing atual, que é digital e permite muito mais opções de negócios, os canais de venda deixam de ser offline, e passam a ser online!
Sendo assim, não é nada irreal tentar compreender qual seria o melhor canal de vendas para uma empresa, considerando que essa escolha pode ser o diferencial para se garantir mais ou menos negócios.
Neste conteúdo, você vai entender melhor sobre os principais canais de venda, além de ter dicas importantes a respeito de como escolher bem o seu e assim garantir vendas de verdade para garantir a continuidade do seu negócio. Siga a leitura!
5 Vantagens e desvantagens dos principais canais de vendas
Antes de compreender como escolher o melhor canal de vendas, vejamos quais as principais vantagens e desvantagens dos canais mais utilizados na atualidade.
1. E-mail Marketing
Local onde você gera uma espécie de documento com informações dos seus produtos e serviços, e assim encaminha aos seus clientes.
Vantagens: é barato, pode ser compartilhado um alto número de clientes; permite repassar muitas informações.
Desvantagens: é necessário ter uma boa base de contatos para trazer resultados satisfatórios; se for mal gerenciado, pode manchar a imagem da empresa.
2. Anúncios
Opção em que você usa os anúncios, como Google Ads e Facebook para vender os produtos do seu negócio online.
Vantagens: é muito mais barato do que as opções offline de propaganda; permite uma boa variação de mídias para ser mais atrativo.
Desvantagens: precisa ser bem estruturado; pode não trazer os resultados esperados (por exemplo: número de vendas).
3. Redes Sociais
Um dos canais mais utilizados na atualidade, justamente porque locais como o Facebook e o Instagram estão desenvolvendo opções dos chamados Marketplaces, onde é possível ter uma loja sem a necessidade de criar um site para isso.
Vantagens: é mais barato do que um site; te coloca sempre perto dos potenciais clientes; fácil de anunciar.
Desvantagens: precisa de boas informações; deve ter bons horários de atendimento para se conectar com os consumidores; exige presença constante e até ambientação com as trends para garantir bom posicionamento.
4. WhatsApp
Outro meio super comum para vendas, inclusive por possuir a opção Bussiness, onde é possível criar um Marketplace muito bem personalizado.
Vantagens: acessível; fácil de gerenciar; pode receber programação para ações automatizadas.
Desvantagens: também exige alguém de olho para sempre atender; pode não dar conta do volume de atendimentos necessários.
5. Telefone
Embora pareça fora da realidade, um número de telefone ainda pode ser um ótimo canal de vendas, já que muitos consumidores preferem uma conversa a um atendimento virtual.
Vantagens: agrada consumidores que gostam deste tipo de canal; permite compreender melhor as necessidades dos clientes.
Desvantagens: pode ser caro, considerando que temos cada vez menos uso da modalidade; exige pessoas bem preparadas para o atendimento.
Como escolher o melhor canal de vendas?
A escolha de um bom canal de vendas depende da análise de alguns fatores, como:
- Conheça o seu público-alvo – de maneira a compreender as principais preferências dele em termos de compras e atendimentos. Assim você terá uma ideia melhor de onde investir.
- Tenha conhecimento minimamente técnico das opções – para saber ao menos o básico de como trabalhar com eles e o que será necessário para que eles possam funcionar. Isso ajuda a delimitar aquilo que está dentro de suas possibilidades ou não.
- Faça testes – não sabe qual o melhor canal de vendas para o seu modelo de negócios? Entre em alguns deles e utilize por algum período, observando os dados deles. E depois é só utilizar esses dados para escolher as opções mais vantajosas.
Além disso, é essencial compreender que alguns canais podem ser mais populares que outros de tempos em tempos, e podem ser retomados. Um exemplo são os blogs: eles tiveram uma queda, mas voltaram com força e seguem sendo uma ótima opção para quem atua com programas de afiliados.
E claro: estar atento às novidades!
Muitos canais lançam itens novos que podem melhorar o seu desempenho, ou mesmo outras opções podem surgir. Estar de olho no mercado permite uma boa ambientação deles e um bom uso.
A multicanalidade pode ser a melhor opção!
Ter várias opções como canais de venda pode ser o melhor modo de garantir que o seu negócio vai captar bons consumidores e fechar negócios efetivos com eles.
E a maioria deles pode ser operado de maneira digital, centralizado, o que auxilia para que o seu negócio esteja bem posicionado e acessível aos consumidores.
É claro que isso vai exigir bons ajustes e preparação, além da observação constante desses canais para sanar dúvidas, atender aos pedidos, receber as considerações dos consumidores.
Mas estar em mais de um canal de vendas te permite aproveitar ao máximo as opções atuais, e assim contribuir para um bom posicionamento do seu negócio no mercado em que ele atua.
Conclusão: é preciso observar o mercado!
Considerando que o que geralmente estipula as melhores opções de canais de venda são os consumidores, e suas reações a eles.
Por exemplo, durante a pandemia, WhatsApp, Marketplaces e Aplicativos se tornaram essenciais, e a maioria das empresas teve de se adequar para seguir vendendo e lucrando.
Então, a escolha do melhor canal de vendas é algo que vai depender de análises a respeito do momento atual do mercado em que você se encontra, das necessidades dos clientes no quesito, e das suas possibilidades.
Mas se ainda tem dúvidas, porque não fala com a gente? Agende uma consultoria conosco, 100% gratuita, para que possamos, juntos, entender como descomplicar seus canais de atendimento, fazendo sua empresa sair na frente dos concorrentes.
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