O caminho é omnichannel: se prepare para vender mais na Black Friday
Uma plataforma completa para escalar o seu negócio
WeON entrega tudo que a sua equipe sempre buscou.
Sua empresa está preparada para a última sexta-feira de novembro? Pois deveria! A já famosa Black Friday é uma data que nasceu nos Estados Unidos e ganhou adeptos em diferentes países pelo mundo, incluindo o Brasil. Considerado um dos dias mais importantes para o comércio, há quem aguarde o ano todo pelos descontos e condições especiais para adquirir aquele tão sonhado produto.
O que dizem os números
Em 2021, as vendas realizadas por e-commerce nos dias 26 e 27 de novembro somaram R$4 bilhões. Os dados são da consultoria Ebit|Nielsen, especializada em análises do mercado varejista.
Mas se ainda existem dúvidas sobre a força da data ou se vale a pena investir, dê uma olhada nesses dados: o ticket médio em 2021 foi de R$711. Esse valor representa um crescimento de 6,4% em relação a 2020. A expectativa para 2022 é ainda melhor, já que o primeiro semestre do ano registrou aumento significativo nas vendas realizadas on-line. Nesse cenário, a Black Friday deste ano pode chegar a cerca de R$10 bilhões, já que teremos a Copa do Mundo a partir de Novembro, um cenário que promete levar muitos consumidores a comprarem mais e investir principalmente em produtos como eletrônicos, vestuário e itens para casa. Um incentivo e tanto para aderir ao movimento e fidelizar clientes, certo?
Se precisar de mais um incentivo, aqui vai. A segunda-feira após a Black Friday é conhecida como Cyber Monday. A data começou com foco em aparelhos eletrônicos, mas já é possível oferecer descontos em outros segmentos e até serviços. Ou seja, existem oportunidades para as mais diferentes áreas.
Entre na disputa preparado
A pandemia mudou a forma de consumo das pessoas. E o que é bom tende a ficar. É o caso da eficiência do comércio eletrônico. Se durante dois dias de Black Friday aconteceram mais de seis milhões de pedidos, é preciso estar preparado para aproveitar essa onda.
Contar com as ferramentas certas, treinamento adequado para a equipe e oferecer uma ótima experiência para o cliente durante a jornada de compra são fatores que podem garantir o sucesso nessa temporada de vendas. Confira algumas dicas para alavancar seus resultados.
Foco no cliente
Quando o assunto é consumo e relacionamento com cliente, é importante estar por dentro do assunto e sempre pensando em melhorias. É preciso saber quem é o seu consumidor e quais são seus hábitos. Quais são seus meios preferidos de compra e quais as necessidades que ele busca suprir. Essas são informações essenciais para criar e manter as vendas em alta. Os dados podem ser adquiridos por meio de pesquisas e também do próprio relacionamento com o consumidor, já que toda interação é relevante e nos conta uma história. Ter uma plataforma como o WeON, que consiga centralizar e gerenciar essas informações de maneira inteligente, é fundamental para entrar nessa batalha com as ferramentas necessárias.
Facilite o acesso
Todos os caminhos levam à sua empresa? Pois deveriam. Oferecer uma experiência omnichannel ao seu cliente reforça a confiança na sua marca, além da segurança e qualidade do atendimento ao cliente.
Integrar o mundo offline e online com segurança é a chave para garantir a atenção e a fidelização do cliente. Com a plataforma WeON, sua operação dispõe de canais de voz, com a possibilidade de retornar a ligação (callback), acesso rápido à base de clientes com o Click to call e gravação de chamadas.
Há a ainda a interação por texto por meio de chatbots diretamente em seu site e uso da API Oficial do WhatsApp Business, que permite que sua operação ganhe escalabilidade no aplicativo preferido dos brasileiros, com o selo de autenticação e possibilidade de implementar bots para acelerar o atendimento ao público.
A plataforma traz a agilidade e eficiência que sua operação precisa em uma época de alto volume de vendas. Ter as informações em uma só ferramenta, com acesso rápido e direto é o diferencial necessário em um período de pico nas vendas como a Black Friday e a Cyber Monday.
De olho na produtividade
Com boas ofertas e campanhas atraentes ao público, seus resultados têm tudo para crescer. Definir metas para o período, acompanhar de perto a produtividade dos agentes e fazer ajustes com base em informações em tempo real fazem toda a diferença para o sucesso no e-commerce.
O uso da tecnologia deve significar mais qualidade para o consumidor. Com o WeON, os chamados são distribuídos automaticamente para os agentes disponíveis, reduzindo o tempo de espera e otimizando o tempo da operação – seu cliente nunca mais vai passar vários minutos ouvindo uma musiquinha. Clientes diferenciados podem ser selecionados para vendedores específicos com a caracterização de clientes realizada na plataforma. Ou seja, ganhar volume não significa perder personalização.
Supervisão atenta
Toda a preparação e prática realizadas durante o ano são colocadas à prova em épocas de alta no comércio. Podemos citar o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal. A equipe de Customer Success WeON prepara soluções para que sua empresa ofereça a melhor experiência e interações em todos os canais disponíveis. Mesmo dentro dos mais variados cenários.
Com o cockpit de Supervisão online, a definição de metas e o acompanhamento dos resultados podem ser feitos de qualquer lugar, a qualquer momento. Os dashboards e relatórios online da plataforma permitem que a gestão esteja atenta para ajustar o rumo e otimizar trajetórias se for preciso. E assim o melhor desempenho e resultado na operação são garantidos.
Aliar o melhor da tecnologia à inteligência de mercado e conhecimento do seu público alvo são caminhos para ampliar os resultados nessa Black Friday. Para entrar nessa onda com as melhores ferramentas, conte com a equipe WeON.
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